Escolher ser “um trabalho em progresso”

Um excelente trabalho pode ser melhorado com uma ideia associada: é um trabalho em progresso.
A excelência está de mãos dadas com dinamismo, interação, testes, optmizações e muito feedback.

É preciso deixar que o trabalho flua sem a pressão de chegar a um fim absoluto (ou produto final). Com prazos de entrega e objetivos cumpridos o trabalho vai sendo entregue e poderá sempre ser melhorado (e vamos fazendo-o ao longo do tempo, com a nova experiência do que já foi feito).

As aplicações que usamos nos nossos tablets são um bom exemplo, vão mudando com atualizações constantes. A maioria das vezes com melhorias significativas e isso não significa que antes fossem más. Antigamente (na época anterior à internet) tinhamos um software (como um jogo) e ele permanecia igual até deixar de ser utilizado.

Loading Logo desktop computer HD Wallpaper Black Background

Quando estamos a aprender algo novo

Podemos olhar para a informação geral e identificar os conceitos chave. Sem ter a obrigação de querer assimilar tudo e repetir o que dizem os dois autores com que nos cruzámos. O conhecimento será aprofundado gradualmente e devemos saber até que profundidade queremos ir. Da mesma forma, se estamos a ensinar também podemos utilizar esta estratégia: passo a passo.

Exemplo:

Nível 0 = falar na mesa do café sobre um dado assunto.
Nível 1 = saber pensar nas bases de um assunto.
Nível 2 = perceber diferentes pontos de vista e argumentos de suporte.
Nível 3 = pensar criticamente o assunto e levantar novas questões.
Nível 4 = explicar bem o assunto a quem não percebe nada do mesmo.
Nível x = bla bla bla

… E sempre por aí fora.

 

Quando estamos a gerir um projeto

Se estivermos no dia 1, sabemos que estamos no primeiro passo.
Se for o dia 150 e houver trabalho em mãos, sabemos que podemos fazer melhor e é bom pensar como.
Se for o dia 1000, sabemos que se fosse o dia 1 faríamos as coisas de forma diferente mas sabemos também que o primeiro passo foi dado (e o que se passou entretanto).

Método Lean

Este ciclo do método lean é uma excelente ilustração do “trabalho em progresso”.

 

Como aplicar esta ideia?

Hoje vamos encarar o nosso dia com o pensamento “isto é um trabalho em progresso”. Vamos abandonar culpas, pegar nas prendizagens e assumir os nossos passos com vontade de melhorar a cada segundo e a partilhar a aprendizagem com outros.

 

Uma nota pessoal

Na escrita, uma frase ou um texto para editar é melhor que uma folha em branco. Quando começo a escrever e olho para a folha em branco, preciso de rabiscar palavras soltas antes de assentar as ideias. Depois de publicar penso que podia ter escrito melhor, mas já não vale a pena editar. Vale a pena é pensar num melhor texto para o próximo artigo e fazer desta magazine online um bom trabalho em progresso (por isso é que é sempre um prazer receber comentários nos textos que aqui colocamos).

 

Para aprofundar:

A melhor forma de ser produtivo é não perder tempo com a toda a informação que nos passa pela frente, mas sugiro esta leitura no vosso tempo livre (para quem quiser aprofundar, aponte os seus comentários no livro e pense a fundo nele).

The Lean StartUp –> Um livro com muitas aplicações em diversas áreas. É um clássico moderno muito referenciado e que de facto vale a pena ser lido uma vez na vida.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *